Prefeitura Municipal de Garibaldi

Município de Garibaldi

Rota Religiosa "Ae Ternum"

A religião permitiu ao homem estabelecer uma relação com a vida numa dimensão que excede a aparência, lhe permitindo encontrar o sagrado. O seu papel e a sua importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura neogótica da Igreja Matriz, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo. O falar silencioso do Convento e Capela de São José nos colocam em contato com nossa fragilidade, fazendo com que experimentemos sentimentos difíceis de serem explicados.  Compartilhamos, na Ermida, a crença da reza, da graça alcançada e da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.

Convento das Irmãs de São José

Os lugares sempre são espaços que enviam mensagens, despertam sentimentos e são tão impressivos quanto a sua história e a importância que possuem para uma comunidade. Através dos espaços amplos, do falar silencioso do convento da Congregação das Irmãs de São José vivemos uma experiência que redimensiona nossos conceitos e valores. Esta expressividade desperta nossos sentidos, instaurando em nosso ser a certeza de que, se existe uma resposta que justifique a brevidade da vida, ela está ali.  
As Irmãs de São José se estabeleceram em Garibaldi no ano de 1898. Em janeiro de 1899, as irmãs iniciam as aulas, no início, administradas na língua italiana, uma vez que a totalidade dos habitantes eram imigrantes italianos. Hoje no convento funciona o Hotel Mosteiro, com disponibilidade de 35 apartamentos. Pernoite com café da manhã, almoço e jantar para grupos acima de 30 pessoas mediante agendamento. O Hotel Mosteiro São José possui ainda uma linda capela, salas para retiros, encontros e cursos.

Visitação: das 8h às 18h.
Rua Buarque de Macedo, 3590
Fone 54 3462 1703 e 54 3462 4577

www.hotelmosteirosaojose.com.br

Igreja Matriz São Pedro

Na Igreja Matriz São Pedro, a diáfana luz filtrada pelas cores da rosácea e o som das contas do rosário se misturam ao som do nosso interior. Tornando claro o que se fazia obscuro e lúcido o que apenas se desenhava intuitivamente em nossa mente. Tudo passa a ter sentido, apaziguando nosso espírito e serenando nossa mente.
Inaugurada em 1924, em estilo arquitetônico neogótico, a Matriz acolhe os fiéis com sua belíssima estatuária e luminosos vitrais que produzem uma atmosfera celestial preparando-nos para a devoção diante do Santo Sudário, uma das quatro réplicas em tamanho original existente no Rio Grande do Sul.

Praça da Matriz
Visitação: das 8h às 18h30min
Fone 54 3462 1153

Convento dos Capuchinhos

No Convento São Francisco de Assis, entre os imensos corredores, temos a impressão que o tempo parou e a serenidade nos conduz à meditação. A fé se manifesta de forma mais forte e impressiva através dos quadros, da estatuária sacra, das imagens, dos símbolos e a luz colorida refletida pelas rosáceas da capela, ilumina nossa alma. Enfim, a paz. A simplicidade do local revela uma complexidade que apenas o silêncio permite compreender. O convento possui capela e salas próprias para retiros, encontros, cursos, palestras para grupos ou simplesmente para descanso de fim de semana ou feriados. Oferece também quartos para hospedagem, refeitório e área verde.
A capela, erguida em 1931, possui três naves conservando ainda os oito altares laterais, onde os recém ordenados sacerdotes celebravam as missas.

Rua Heitor Mazzini, 199, Cx Postal 02
Fone/fax 54 3462 1325
E-mail: pousada.garibaldi@ofmcaprs.org.br

Ermida Nossa Senhora de Fátima

A devoção a santos e mártires é um dos legados que identificamos nas comunidades da imigração italiana. A religião, no início do processo de colonização, contribuiu para a identificação cultural dos imigrantes segregados às suas terras, muitas vezes privados do convívio social e num ambiente diferente do que viviam. A religião lhes resgatou a força de ânimo, permitindo a reconstrução de seu mundo cultural.
Promovido pela prática de buscar na religião a crença em solucionar problemas e contornar situações, é que a comunidade de Garibaldi decidiu erguer uma ermida para marcar o entusiasmo e promover a manifestação de devoção e fé a Nossa Senhora de Fátima.
A edificação, construída em 1953, possui cobertura seis águas. A imagem de Nossa Senhora, que se encontra no altar, foi entalhada em madeira e doada por Portugal. Seguindo a tradição católica - aparição de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio - todos os meses neste dia são celebradas missas em sua homenagem.

Visitação: das 8h às 18h
Rua Ernesto Alves
Fone 54 3462 1153

Cemitério Municipal

O cemitério representa uma das maneiras que o homem encontrou para materializar sua presença. As suas simbologias e rituais de passagem nos levam a reflexões e a busca do entendimento do que vai entre a vida e a morte. Mas também se oferece à leitura, à compreensão associada ao desejo de consagração e à identificação das estruturas sociais e culturais da comunidade. A arte sempre foi a mais sublime forma do homem refletir sobre sua existência. Assim cada família valeu-se da arquitetura, da escultura, da literatura nos epitáfios, da fotografia. Enfim, recorreu à capacidade criadora dos artistas para expressar sentimentos e tentar aplacar a dor da perda, mas de forma que também cada representação fosse passível de expressar valores simbólicos para perpetuar a memória de um ente querido.

Informações: turismo@garibaldi.rs.gov.br
Fone 54 3462-8103

Fotos

  • Igreja Matriz São Pedro
    Igreja Matriz São Pedro
  • Ermida Nossa Senhora de Fátima
    Ermida Nossa Senhora de Fátima
  • Cemitério Público Municipal
    Cemitério Público Municipal
  • Convento das Irmãs de São José
    Convento das Irmãs de São José
  • Museu e Arquivo Histórico Municipal
    Museu e Arquivo Histórico Municipal
  • Convento São Francisco de Assis Capuchinhos
    Convento São Francisco de Assis Capuchinhos
  • Parada para uma leitura
    Parada para uma leitura
  • Igreja dos Capuchinhos
    Igreja dos Capuchinhos
  • Igreja Matriz São Pedro
    Igreja Matriz São Pedro
  • Igreja Matriz São Pedro
    Igreja Matriz São Pedro
  • Órgão da Igreja Matriz
    Órgão da Igreja Matriz
  • Praça da Igreja Matriz
    Praça da Igreja Matriz
  • Apresentação na Ermida Nossa Senhora de Fátima
    Apresentação na Ermida Nossa Senhora de Fátima
  • Ermida Nossa Senhora de Fátima
    Ermida Nossa Senhora de Fátima
  • Convento das Irmãs de São José
    Convento das Irmãs de São José
  • Convento das Irmãs de São José
    Convento das Irmãs de São José
  • Convento das Irmãs de São José
    Convento das Irmãs de São José