Prefeitura Municipal de Garibaldi

Rota dos Espumantes

Rota dos Espumantes
Rota dos Espumantes

Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. E é esta história e a experiência de viver no limite entre a paixão e a razão que vamos encontrar na Rota dos Espumantes. O bouquet do espumante exalado pelas caves e pelos corredores que guardam o mosto da uva nos revigora, fazendo com que os sentidos nos transportem para uma dimensão, senão divina, mágica, como é próprio para apreciar esta bebida.
De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país.
Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
Quando o monge beneditino Don Perignon, na experiência do prazer de sua descoberta exclamou de estar bebendo estrelas, inaugurou o charme na história da arte de degustar. E quando a cidade de Garibaldi inaugurou a Rota dos Espumantes, criou uma forma alegre e sofisticada de contar histórias sobre o finesse das bebidas nobres. Assim, foi composto um roteiro com 20 vinícolas, a mostrar que a relação íntima entre a alta tecnologia na elaboração de espumantes e os ecos culturais dos séculos são eno-compatíveis..

Adega Chesini 

A família Chesini traz da região do Vêneto a tradição pela vitivinicultura. Foi Felippe Chesini quem iniciou a elaboração de vinhos para o consumo da família na primeira metade do sé-culo passado. A comercialização dos produtos começou em 1960, com a criação da em-presa e foi passando por importantes etapas, como em 1974, quando a segunda geração assumiu a empresa e investiu na qualidade dos produtos.
Foi na virada deste século, sob a adminis-tração da terceira geração, que a empresa, agora Adega Chesini, processou a atua-lização tecnológica que a possibilitou criar uma ampla linha de produtos e fechou o ciclo homenageando a sua linha de espumantes com o nome de Cave Vêneto, lugar de onde veio o patriarca da grande família Chesini.

Villa Rica. Fone: 54 3462-2357 E-mail: adegachesini@adegachesini.com.br ou ricardo@adegachesini.com.br
Site: www.adegachesini.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
                      Sábados, domingos e feriados sob agendamento.

Casa Pedrucci 

Quando o enólogo Gilberto Pedrucci descobriu uma das mais antigas cantinas incrustada entre os montes e videiras, viu ali o cenário perfeito para completar seu mais ousado projeto. O basalto centenário reunia em sua simplicidade artesanal, as condições de temperatura, luminosidade e umidade perfeitas para elaborar sonhos e borbulhas. Assim nasceu a Casa Pedrucci.

Presidente Soares Fone: 54 3462-4948 e 54 3464-7878 E-mail: pedrucci@casapedrucci.com.br
Site: www.casapedrucci.com.br
Atendimento para pequenos grupos, mediante agendamento.

Chandon 

A Moët & Chandon, empresa francesa da região de Champagne, resolveu instalar sua Adega em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, apostando no alto potencial qualitativo das uvas produzidas nas Serras Gaúchas e sua vocação para elaborar vinhos e espumantes naturais de luxo.
Os microclimas temperados e de noites frescas, possibilita a lenta maturação e desenvolvimento de bons níveis de açúcar e de acidez da fruta. Estas são características que originarão a fineza aromática e o frescor dos espumantes Chandon.
A filosofia de "assemblage" é um dos segredos da Casa Chandon do Brasil. Consiste em harmonizar vinhos de diversas variedades de uvas, a Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, e safras distintas, buscando reunir o melhor de cada um, valendo-se da ciência e da arte com extrema sensibilidade para chegar a um novo vinho espumante, mais harmônico e complexo.  

Rodovia RSC 470, km 224 Fone: 54 3388-4433 E-mail: recepcao.adega@chandon.com.br    
Site: www.chandon.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h15min às 11h15min e das 13h15min às 16h30min.
                      Sábado das 9h15min às 11h15min e das 13h15min às 15h15min.

Cooperativa Vinícola Garibaldi 

A história da Cooperativa Vinícola Garibaldi é a própria história dos seus associados, desde sua fundação há mais de 80 anos. Em toda sua trajetória esta marca ficou latente, embora pudesse passar despercebida. Mas é certo que a organização só chegou aos 80 anos pela coragem, dedicação e perseverança das famílias que a integraram durante este tempo.
A uva e seus derivados sempre estiveram no foco central das atenções da Cooperativa. Mas o foco do espírito cooperativista sempre foram as pessoas, personagens principais da construção deste ideal e desta marca. Segundo Christopher Lee “as pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo”.
Hoje a Cooperativa apresenta um tradicional e moder-no conceito dentro do tema Sustentabilidade, produ-zindo o melhor com respeito ao ecossistema e alinhado com a demanda de consumo, o que resultou em inú-meras premiações a seus produtos no Brasil e no mundo.

Cooperativa Vinícola Garibaldi, A vida em Harmonia.
Avenida Independência, 845. Bairro Centro Fone: 54 3464-8100 E-mail:varejo@vinicolagaribaldi.coop.br 
Site: www.vinicolagaribaldi.com.br  
Fan Page: facebook.com/cooperativavinicolagaribaldi
Twitter: @vingaribaldi
Atendimento: segunda a sábado das 9h às 17h. Domingos e feriados das 10h às 16h.

Domno do Brasil 

A Domno foi fundada em 2008 em Garibaldi, RS, como o mais novo empreendimento do Grupo Famiglia Valduga. Seguros do crescimento do setor de vinhos e espumantes no Brasil, a Domno caracteriza-se por duas frentes de negócios: a importação de vinhos de alto padrão e a elaboração dos espumantes: Ponto Nero - já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância.

Nosso objetivo é proporcionar ao mercado nacional o que há de melhor na seleção de vinhos das principais regiões vitivinícolas do mundo, sempre respeitando os princípios da qualidade, seriedade e reputação de nossos parceiros.

Trabalhamos com foco nos valores presentes na cultura do Grupo Famiglia Valduga, onde ética, inovação constante, qualidade, modernidade, empreendedorismo e confiabilidade constroem relações comerciais sólidas. Assim, mantemos o foco da visão de nosso negócio: ser reconhecida como a empresa com o mais criativo e inovador portfólio de produtos de qualidade do Brasil.

 O desafio é inspirador e nossa maior motivação é acreditar no grande potencial para os vinhos e espumantes no Brasil. Um forte relacionamento com nossos clientes, consumidores e apreciadores, nos permite crescer e evoluir constantemente, por isso, queremos compartilhar com vocês o resultado de nossas buscas constantes: os melhores rótulos dos melhores terroirs aos melhores apreciadores.

Rodovia RSC 470, Km 224 Fone: 54 3388-3999
E-mail:
varejo@domno.com.br /Site: www.domno.com.br
Atendimento de segunda a sábado das 9h30 às 17h.

Vinícola La Cantina 

A paixão por vinhos, espumantes e seus derivados levou Sergio De Costa a fundar, em 1993, seu próprio estabelecimento, que chamou de La Cantina. E, a partir da virada do século, La Cantina começou a participar de concursos e avaliações e sempre foi contemplada com  premiações  em  suas  linhas, La Cantina  e  D'Costa,  confirmando  a  qualidade  de  seus  produtos.
Hoje a Vinícola La Cantina possui também um varejo e uma adega com características coloniais em basalto e madeira para receber seus visitantes; possui também um espaço para eventos, decorado com objetos autênticos da colonização italiana.

Rodovia Rota do Sol, Km 90,5 Fone: 54 3462-2844  e 54 9925-2651  E-mail: lacantina@lacantina.com.br
Site: www.lacantina.com.br
Fan Page:www.facebook.com/vinicola.lacantina
Atendimento: diariamente das 9h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

Vaccaro Vinhos e Espumantes 

O próprio vinho conta que, para certas ocasiões, a taça mais deliciosa é a bebida na companhia de pessoas que nos são especiais. A Vinícola Vaccaro e toda sua família, envolvida desde a produção das uvas até a elaboração dos produtos, contempla os visitantes como pessoas especiais, com a visitação ao Porão do Nono e a todas as etapas de elaboração dos produtos, especialmente os espumantes, além da simpática companhia do nono Vaccaro, com as  vivência s  da  empresa  familiar.

Santo Alexandre Fone: 54 3464-7888 e 54 3459-1128
E-mail: vaccaro@bol.com.br
Atendimento para pequenos grupos, mediante agendamento.

Vinhos Don Laurindo 

A origem da vinícola remonta desde 1887, com a chegada à região de Marcelino Brandelli, imigrante do pequeno povoado de Zévio, na província de Verona, norte da Itália. Até o ano de 1991 a família produzia uvas apenas para servir vinícolas da região, e elaborava vinhos para o próprio consumo. A partir desse ano, após algumas mudanças, a família decidiu iniciar a elaboração e a comercialização dos vinhos.
São 15 hectares de vinhedos próprios e especiais, onde se elaboram 120 mil garrafas de vinhos finos por ano, aliando tradição, técnica e amor pelo vinho.
A vinícola está localizada no Vale dos Vinhedos, que além de ser uma região própria para o cultivo da uva e elaboração de excelentes vinhos, é também um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo, segundo pesquisa da revista americana Wine Enthusiast em 2013.


Estrada do Vinho – 8 da Graciema Bairro Vale dos Vinhedos
Fone: 0800 510-1600 E-mail: laurindo@donlaurindo.com.br
Site: www.donlaurindo.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
                      Finais de semana e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Vinícola Battistello 

A Vinícola Battistello é uma cantina familiar integrada por descendentes do patriarca Bernardo, que emigrou do Norte da Itália no final do século XIX. Chegando ao Brasil, se estabeleceu no Vale dos Vinhedos, em Garibaldi. Na década de 1970, a família Battistello já apostava no cultivo de variedades de uvas nobres; uma década depois foi pioneira do sistema de condução tipo espaldeira, o que melhorou ainda mais a qualidade das uvas. E o passo decisivo se deu no início deste século, em 2004, com a fundação da Vinícola Battistello para a produção de vinhos finos, sucos e espumantes, exclusivamente com uvas cultivadas em parreirais próprios até a plena maturação, pelos irmãos Airton, Roberto e Renato, com a orientação dos progenitores Zolindo Bernardo (neto) e Arvelina Ariotti Battistello. Tendo como princípio principal de zelar pela tipicidade de cada produto e produção limitada com a máxima qualidade.

Linha Baú, Vale dos VinhedosFone: 54  3459 -1342 E-mail: battistello@vinicolabattistello.com.br
Site: www.vinicolabattistello.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h45min.
                        Sábados, domingos e feriados das 9h ao meio-dia e das14h às 17h.

Vinícola Carlesso 

A Vinícola Carlesso é obra da 5ª geração de imigrantes italianos vindos de Vicenza, que se estabeleceram na Linha São Jorge, em Garibaldi. E como vinícola familiar, se empenha na produção limitada de vinhos e espumantes, com a preocupação de atingir os melhores níveis de qualidade de seus produtos para ter certeza de estar propagando os sonhos de seus ancestrais.

São Jorge, 525 Fone: 54 3462-2102 e 54 3464-7729 E-mail: domingoscarlesso@gmail.com
Atendimento para pequenos grupos, mediante agendamento.

Vinícola Courmayeur 

O nome de uma comuna, na fronteira da Itália com a França, mesclou a determinação das origens italianas com a tradição francesa na arte dos vinhos e espumantes. Com essa orientação na criação de produtos de qualidade, hoje a Courmayeur ostenta uma variada linha de produtos premiados pela qualidade e consagrados pelos apreciadores mais exigentes. Avenida

Garibaldina, 32, Bairro Garibaldina  Fone: 54 3463-8517
Site: www.courmayeur.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 10h às 16h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h, sob agendamento.

Milantino Vinhos e Espumantes 

A produção de uvas sempre foi a principal atividade da família Milani desde quando chegaram ao Vale dos Vinhedos, no final do século XIX, com mudas de videiras na bagagem. A ideia da cantina familiar se concretizou em 1989 com o propósito de elaborar vinhos de alta qualidade com produções limitadas. Os sete hectares de vinhedos próprios são monitorados constantemente com cuidados criteriosos desde o cultivo das videiras até a seleção das uvas durante a colheita, para obter uma matéria-prima com excelente nível de maturação e outras virtudes que possibilitam maior complexidade de seus vinhos.
A Milantino é uma Vinícola butique, com produção de 100.000 garrafas/ano de Vinhos Finos e 50.000 garrafas/ano de Espumantes.

Rua das Videiras - Garibaldina - Vale dos Vinhedos
Fone: 54 3459-1331 E-mail: milantino@milantino.com.br
Site: www.milantino.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
                      Sábados, domingos e feriados das 9h30min às 17h, sem fechar ao meio- dia.

Vinícola Peterlongo 

Peterlongo é a própria história centenária do espumante no Brasil. E a localização compreende, em seu entorno, a cantina e a cave em basalto, edificada ao lado da residência da família, que sugere um pequeno castelo de traços franceses.
O ambiente subterrâneo da cave com o charmoso túnel, foi pensado para combinar, de forma ideal, a umidade, a iluminação e baixas temperaturas, fundamentais para a elaboração do espumante pelo método champenoise.
Hoje, entre as pedras e as pipas da cantina, foi criado um museu que conta histórias e que mostra as ferramentas, instrumentos e outros aparelhos rudimentares que foram utilizados na elaboração do primeiro espumante comercializado no Brasil.

Rua Manuel Peterlongo Filho, 216 Fone: 54 3462-1355 E-mail: varejo@peterlongo.com.br 
Site: www.peterlongo.com.br
Atendimento: de segunda a domingo das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.


VINÍCOLAS QUE NÃO TEM ATENDIMENTO AO TURISTA

Cave Darci Locatelli

Entre as lindas e mais características paisagens do interior se localiza a Cave Darci Locatelli, uma empresa familiar com mais de um século de tradição na elaboração de vinhos.
Os produtos são elaborados com uvas finas de vinhedos próprios, com controle de maturação para que atinja bons níveis de açúcar e de acidez, pois são a matéria-prima fun-damental para a linha de vinhos e espumantes de alta qualidade da Cave, uma característica marcante da região.

Costa Real  -  São Pantaleão
Fone: 54 3464-1724 E-mail: falecom@cavedarcilocatelli.com.br 
Site: www.cavedarcilocatelli.com.br

Vinhos Mânica e Pindorama 

Vinhos Mânica é uma das maiores vinícolas do interior do município. Possui modernas instalações e ampla linha de produtos. A Cantina foi notícia no setor vinícola ao adquirir a centenária marca Vinhos Pindorama, que pertenceu a mais antiga das cantinas de Garibaldi, a Granja Pindorama, criada pelos Irmão Maristas. A produção de espumantes e vinhos finos iniciada em 1993 - quando passou a ser chamada pela atual razão social - tem chamado atenção pela alta qualidade.

Araújo e Souza Fone: 54 3464-1352
E-mail: vinhosmanica@redesul.com.br

Vinícola Agostini 

Vinícola Agostini é uma das antigas cantinas do interior de Garibaldi, que passou por todas as fases de produção e comercialização de seus produtos, mas que rapidamente se adaptou quando surgiram as novas ideias sobre a arte de elaborar vinhos finos. Como os processos modernos de vinificação ocupam espaço reduzido, a empresa acertou ao decidir preservar as antigas pipas silenciosas, que contam antigas histórias desde os tempos em que os vinhos viajavam para o centro do país em grandes pipas. Os consumidores e turistas que visitam a cantina, além de degustar bons espumantes, costumam perder horas a fotografar velhas teias e poeiras debruçadas nas horas, que há muitos anos repousam como poemas entre as pipas centenárias.

Costa Real, Marcorama - 6º Distrito
Fone: 54 3464-1716 e 54 9995-8390  E-mail: vinagostini@ibest.com.br

Vinícola Bolsoni 

A Vinícola Bolsoni, de Costa Real, iniciou suas atividades em 1989, e desde essa data desenvolveu e venceu todas as fases e transformações: em 1994 foram engarrafados os seus primeiros vinhos, em 2000 começou a produzir varietais finos, e em 2007, a empresa iniciou a comercialização dos primeiros espumantes brut e moscatel. Hoje a Vinícola Bolsoni praticamente triplicou a produção em relação aos primeiros anos de atividade, oferecendo aos seus consumidores uma diversificada linha de produtos.

São Gotardo - 6º Distrito 
Fone: 54 3464-1684

Vitivinícola Santa Bárbara

A Vitivinícola Santa Bárbara é a mais distante das cantinas da Rota dos Espumantes. Fica numa vila típica da colonização italiana que ainda tem suas antigas casas em madeira com lambrequins, a Linha Graciema, situada nas divisas com Bento Gonçalves e, também, na divisa com o Vale dos Vinhedos. Em 1992, a Santa Bárbara escolheu iniciar suas atividades numa antiga cantina do início do século ao lado de um riacho. E hoje está se preparando para receber seus primeiros visitantes para conhecer suas instalações e degustar seus grandes espumantes e vinhos finos, que passou a elaborar a partir de 2006, com uvas selecionadas e produção controlada.

40 da Graciema
Fone: 54 3464-7887 e 54 9983-6999

Produtos podem ser adquiridos no RER Divino e Champanharia e Selezione:

Ponto de Venda – Selezione
Av. Rio Branco, 110 - Centro Fone: 54 3462 - 2331
E-mail: socomer@socomer.ind.br
Atendimento: segunda a sábado das 9h às 20h. Domingos e feriados das 9h às 12h e das 17h15min às 20h.

Ponto de Venda - RER DiVino Empório e Champanharia
Rua Dante Grossi, 379
Fone: 54 3462-2913
Email: rerdivino@rerdivino.com.br
Site: www.rerdivino.com.br
Atendimento Empório: terça a sábado das 10h às 23h. Domingo das 11h às 17h.
Champanharia: terça a sábado das 11h30min às 23h. Domingo das 11h às 17h.

Fotos

  • Venha brindar conosco!
    Venha brindar conosco!
  • Castelinho da Peterlongo
    Castelinho da Peterlongo
  • Castelo da Peterlongo
    Castelo da Peterlongo
  • Chandon
    Chandon
  • Cooperativa Vinícola Garibaldi
    Cooperativa Vinícola Garibaldi
  • Vinícola Georges Aubert
    Vinícola Georges Aubert
  • Vinícola Peterlongo
    Vinícola Peterlongo
  • Vinícola Peterlongo
    Vinícola Peterlongo
  • Vinícola Peterlongo
    Vinícola Peterlongo
  • Vinícola Peterlongo
    Vinícola Peterlongo
  • Vinícola Peterlongo
    Vinícola Peterlongo
  • Roteiro do Champagne - Vinícola Peterlongo
    Roteiro do Champagne - Vinícola Peterlongo
  • Roteiro do Champagne - Vinícola Peterlongo
    Roteiro do Champagne - Vinícola Peterlongo